Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Galápagos: Ilhas Encantadas - Introdução

Introdução: A Origem da "Origem das Espécies."

Um Mundo perdido na vastidão do Oceano Pacífico, formado pelas forças brutais da Natureza, lar das mais estranhas criaturas imagináveis. Ilhas que transformaram nosso entendimento sobre a vida na Terra.

Mapa das Ilhas Galápagos

Galápagos é um arquipélago formado por 13 ilhas principais e mais 100 ilhotas, rochedos e recifes. Estas ilhas estão diretamente ligadas ao Coração da Terra, abaixo delas há um "hot spot." Aqui as ilhas nascem constantemente, e a medida que são criadas se afastam do "hot spot" sobre placas oceânicas flutuantes, como uma esteira rolante. A medida que prosseguem sua jornada em direção ao continente, as ilhas mudam. Levadas para porções diferentes das correntes oceânicas, moldadas pelos ventos e pelo mar, cada ilha assume uma forma e um clima diferente. O resultado é que cada uma adquire características únicas formando um mosaico de micro-planetas diferentes.  

 North Seymour

 Santa Cruz

 Floreana

 Bartolomé

Rábida

 Fernandina

Baltra

Em 1535 ventos fortes carregaram o barco do Bispo do Panamá para fora do curso. "A correnteza era tão forte e nos engolfou de tal modo que, em 10 de março fomos trazidos a estas ilhas." Eles cavaram um poço, mas acharam água mais salgada do que o mar. Dois homens sucumbiram por desidratação. Comendo nada além de cactus, os sobreviventes rezaram por salvação e os ventos voltaram a soprar. O Bispo e seus homens regressaram para contar sua história do Inferno aqui na Terra. Eles haviam descoberto Galápagos. 

Após o seu descobrimento, as ilhas se tornaram uma espécie de refúgio para piratas que as usavam como uma base de ataque para saquear navios espanhóis. Foi um pirata espanhol quem deu o primeiro nome às ilhas. Diego de Rivadeneira estava tentando desembarcar em uma das ilhas, mas era impedido pelas forças incomuns das correntes daquele dia. O poder das águas que envolviam as ilhas era tão forte que Diego pensou que as próprias ilhas estavam se distanciando de seu navio. Atribuindo sua aparente falta de habilidade de navegação a causa divina, Diego nomeu aquelas ilhas de "Las Islas Encantadas" As Ilhas Encantadas.

Mas foi em 1570 que Galápagos recebeu seu nome. E não é surpresa que as Tartarugas Gigantes são as responsáveis por isso. São 11 espécies que habitam 8 ilhas. Isabela, a maior delas, abriga 5 espécies diferentes, porém cada espécie está isolada em cada um dos 5 vulcões existentes por lá. Seus grandes cascos são como as ilhas que habitam, é possível dizer de que ilha uma tartaruga pertence apenas olhando para a forma de seu casco. Cascos arredondados são perfeitos para andar pela floresta densa criadas pelo colapso de nuvens que trazem chuvas para ilhas mais altas. Em ilhas mais baixas quase não há chuva e não há vegetação rasteira. Aqui os cascos tem um arco curvado que permite que as tartarugas levantem o pescoço para alcançar pedaços dos cactus. Esses cascos se assemelham à sela espanhola, ou galápago. Graças a essas Tartarugas as ilhas receberam seu nome.

Tartaruga Gigante com casco arredondado

 Tartaruga Gigante com casco em forma de sela

Mas foi em 15 de setembro de 1835 que o navio HSM Beagle aportou em Galápagos trazendo o visitante mais ilustre que já desembarcou nestas ilhas. Quando Charles Darwin chegou aqui, sua impressão sobre as Galápagos não foi muito diferente da do Bispo do Panamá "Nada poderia ser menos convidativo. Nada mais bruto e horrível. As rochas negras aquecidas pelos raios de sol vertical dão ao ar uma sensação esmagadora e sufocante, como uma estufa." Enquanto estava por lá Darwin coletou plantas e animais pelas 4 ilhas que passou sem saber onde aquelas descobertas o iriam levar. Porém, em 20 de outubro de 1835 o Beagle partiu para o Taiti levando Darwin. Mas nem tudo estava perdido, as Ilhas Encantadas haviam lançado seu feitiço. Em 1859, 24 anos após deixar Galápagos, " A Origem das Espécies" foi publicado e mudou a maneira como vemos o Mundo.

"Aqui, neste pequeno mundo fechado em si mesmo parece que nos aproximamos mais do grande fato, o mistério de todos os mistérios: a primeira aparição de novos seres vivos na Terra." Até o final de sua vida, Darwin se agarrou a uma certeza: As solitárias Ilhas Galápagos foram a origem de todas as suas idéias, a origem da "Origem das Espécies". 

Baseado no Documentário: Galápagos - 
As Ilhas que mudaram o Mundo (BBC) e no 
Livro: Galápagos - A Natural History (Jhon Kricher)

Nenhum comentário: